Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Como a Taxa Selic pode afetar o meu negócio?

A taxa Selic está presente em tudo quanto é tipo de produto, tendo um papel importante na economia brasileira e pode até afetar suas finanças.
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
3 minutos de leitura

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia do nosso país e a cada 45 dias, ocorre uma reunião do Copom, nosso Comitê de Política Monetária do Banco Central, para definir se ela irá se manter estável, aumentar ou diminuir.

Selic, o que é?

Antes de tudo, o mais importante: você sabe o que é a Taxa Selic? Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia; um programa virtual em que títulos do Tesouro Nacional são comprados e vendidos diariamente por instituições financeiras.

Ademais, como citado no início, a famosa Taxa Selic é a principal ferramenta de controle da inflação no país, além de estabelecer valores mínimos para operações que necessitam crédito, como empréstimos e financiamentos, podendo afetar nossos retornos financeiros

Como é decidida a taxa?

A taxa é decidida através de uma reunião do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) que acontece a cada 45 dias e vira notícia em todo o Brasil, por definir se a taxa se manterá estável, ou se terá aumento ou diminuição. 

Qual é a atual taxa da Selic?

A atual taxa da Selic, após a última reunião realizada em 01 de Novembro de 2023, está em 12,25% ao ano. Essa taxa apresenta uma queda de 0,25% em relação à reunião anterior, realizada em setembro.

Abaixo, é possível conferir uma tabela completa com o histórico mensal dos últimos 10 anos da Selic. Para conferir os anos anteriores, clique aqui.

Fonte: Receita Federal

Qual a importância da Selic?

A Taxa Selic tem como principal objetivo ser uma ferramenta de controle da inflação, sendo assim, quando há qualquer alteração decidida pelo Copom na taxa, resulta-se em um aumento ou queda na inflação.

Acima de tudo podemos dizer que ao aumentar a Selic, o Banco Central tem como interesse desacelerar a economia pois, elevando os juros, o custo do crédito fica maior e acaba fazendo com que empresas e pessoas comprem menos. Portanto, o aumento da Selic é uma estratégia para controlar o aumento da inflação.

Assim, pode-se dizer que quando o interesse do BC é estimular o consumo, a Selic é reduzida, deixando o crédito mais barato. Resultado? Pessoas e empresas voltam a consumir.

Como a Selic está ligada à minha maquininha?

Como a taxa Selic é o parâmetro de juros que os bancos comerciais utilizam para oferecer crédito, o seu aumento ou redução está diretamente envolvido com todas as modalidades de crédito, podendo deixá-las mais caras ou mais baratas, incluindo as taxas de maquininhas de cartão.

Se ela aumenta:

Os preços tendem a baixar ou ficar estáveis, como uma consequência do controle da inflação e as taxas da sua maquininha podem ficar mais altas.

Se ela diminui:

Encontraremos uma possível redução nas taxas de crédito, pois os bancos tendem a baixar as taxas de juros de empréstimos e outros meios de financiamento.

Cansado de sofrer com taxas altas?

Só na Yelly você encontra as menores taxas para vendas parcelas do mercado, independente da SELIC sempre mantemos uma alta credibilidade em relação aos concorrentes diretos. Além de excelentes taxas, você não precisa se preocupar com:

  • Redução de taxas em 30 dias;
  • Aluguel;
  • Faturamento mínimo;
  • Valor mínimo de vendas e muito mais.

Encontre esse e muitos outros diferenciais em nosso site, não dá mais para perder tempo, #sejayelly! 💛

Leia Também

Yelly

Contato

Yelly

Contato